LayOut

Layout do seu site. Lembre-se esta é a fachada de seu site ou de sua loja na internet.

Antes de começar a diagramar o layout de seu site e/ou loja, fazemos uma minuciosa pesquisa, interna e externa à sua empresa, tais como: Cultura de sua Empresa, Público alvo, Concorrentes, possibilidades de mercado, etc.

Você deve ter percebido que a tarefa não é das mais simples. São muitos os aspectos envolvidos nesse processo e é imensa a quantidade de informações colhidas nesta etapa.; diante disso os envolvidos no processo buscam as ferramentas necessárias para que o seu site e/ou loja tenha retorno.

Como citado acima, a criação de um layout para site e/ou loja para venda pela internet (E-commerce), é um processo que se inicia na pesquisa e definição de conceitos, indo até a finalização da arte.

Analisamos todos os pontos que venham a determinar a qualidade do layout de um site e/ou loja. Acreditamos que se algum ítem for negligenciado, isso pode comprometer a funcionalidade, a estética e até utilidade de seu site e/ou loja.

Ao criar o layout de um site e/ou loja, torna-se importante saber que um site e/ou loja, é um canal direto de comunicação entre a empresa, o usuário, visitante, lead e/ou cliente.
Por isso, ele deve ser construído de forma que tudo que for procurado, deve ser encontrado e tudo aquilo que você ou a empresa quer mostrar, esteja ali, de fácil acesso, de maneira prática, intuitiva e atraente; isso serve para toda e qualquer informação disponível no site e/ou loja, seja ele textos e/ou imagens, mas... sabemos que não é possível dar destaque a tudo, mesmo que seu cliente pareça acreditar nisso!, Assim, eleja as informações mais importantes e garanta que elas estarão bem posicionadas dentro do seu site e/ou loja.

Cuidado!, O excesso de informação pode ser mais prejudicial do que a falta dela, acredite. Uma tela poluída pode fazer o cliente desistir de visita-la e buscar o concorrente para resolver o seu problema.
Defina um padrão, pois este é um fator muito importante na definição do melhor layout de um site e/ou loja, tenha consistência nos padrões criados. Isso vale para as cores, imagens, tamanho dos elementos, fontes e gráficos utilizados.
Essa padronização garante a unidade entre as páginas do site e/ou loja e faz com que o cliente sinta que está dentro do mesmo ambiente durante a navegação. Isso traz segurança para o usuário.

Todos os pontos que levantamos até aqui são importantes para a construção de um site e/ou loja, mas não são os únicos. Cada caso apresenta sua especificidade e o profissional de designer, responsável por criar o layout de seu site e/ou loja, deve estar preparado para reconhecer as suas necessidades.

por: Francisco Gomes / Fevereiro de 2016

Veja também:

Criando formulário com ChronoForms
Como divulgar meu site, 10 dicas
Otimizando o Joomla 3
Criando sites incríveis para Joomla