Redes Sociais - Como divulgar e promover seu produto e/ou serviço na internet?

Você presta um serviço diferenciado ou criou um produto revolucionário e quer explorar o mercado em busca de clientes e consumidores.

Calma, calma, sabemos que a empolgação é grande, e muitas dúvidas surgem em sua cabeça. Sabe-se que na internet existe uma gama muito grande de informações, e pessoas ávidas por novas informações, novos produtos, novos serviços; e em algumas redes sociais, tais como Facebook, Instagram, Twitter, é possível divulgar produtos e serviços com muito resultado, pois você pode atingir centenas de milhares de pessoas.

Expor seus produtos e/ou serviços nestas redes só depende de você. Manter o foco é a chave principal para que todo e qualquer negócio dê certo e aqui não seria diferente, além disse você deve estar atento ao mercado, pois algumas áreas são extremamente concorridas.

Segue abaixo, algumas dicas:

Descubra o seu público e o que lhe interessa - > Onde ele está?, Qual a região?, Qual a faixa etária dele?, Seu produto e/ou serviços é procurado por homens, mulheres ou ambos; descubra qual é o comportamento de seus clientes.

Defina a sua meta -> O que você quer fazer? Quer divulgar e promover um novo produto e/ou serviço? Aumentar as vendas?

Conheça a concorrência -> Pesquise o desempenho de seus concorrentes nas redes sociais, faça um Benchmarking.

Monte um planejamento -> Sem planejamento você não chegará a lugar algum, comece de forma simples, planeje sua semana com posts diários onde você poderá falar do produto, do serviço, o que os diferencia dos demais do mercado, etc, quando você se sentir seguro o suficiente, faça um planejamento mensal, anual.

Tenha ritmo e periodicidade -> Você já deve ter ouvido falar de Geração de Conteúdo, isso mesmo , procure ser constante, preocupe-se com a suas redes sociais, mantenha seu público informado, todo samba tem sua cadência, mantenha a sua.

Crie conexão e relacionamento -> Não se isole, mantenha um diálogo limpo e aberto com seu público, responda às questões, mantenha um ambiente saudável de diálogo, compartilhe depoimentos positivos de seus clientes relacionados com seu produto e/ou serviço.

Melhore os seus resultados -> Pratique o PDCA, pois não adianta ficar gerando conteúdo se você não souber os resultados de cada publicação, Ajuste o seu planejamento com base nesse resultado.

Desenvolva ações criativas -> Em tempos de rápido avanço tecnológico, onde tecnologia gera tecnologia, crie um ambiente propício à criatividade, pois algumas pessoas podem até ter aptidão para resultados e um pensamento mais criativo, mas outras precisam ser estimuladas. Envolva seu público e você até pode sugerir alguns temas.

Invista em campanhas -> Criatividade acima de tudo, sempre que possível, invista em impulsionar posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público, pois são estas campanhas que vão ajudar a alavancar suas vendas e consolidar sua marca no mercado.

Amplie as suas redes -> Quando você se sentir seguro e capacitado, amplie suas redes sociais, passe a publicar vídeos no youtube, snapchat, etc., aumente sua audiência.

Viu!, não é nada fácil, mas você é capaz de identificar e executar a melhor estratégia para criar uma reputação, conquistar clientes e concretizar mais vendas de seus produtos e/ou serviços.

Para facilitar um pouco o seu trabalho, listamos abaixo algumas redes sociais para que você possa começar a divulgar e promover seu produto e/ou serviço na internet.

Mídias Sociais

Qual é a onda da vez ? onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo conversando, trocando informações, imagens, etc?

As mídias sociais estão a todo vapor e existem uma imensa variedade de canais e estratégias que podem ser colocadas em prática com vistas a divulgar e promover seu produto e/ou serviço.

Facebook -> posicionamento do produto e/ou serviço no mercado, grande audiência, ainda podemos atingir o público alvo de forma orgânica ou com publicidade paga, de forma segmentada conforme a necessidade do produto e/ou serviço.

Twitter -> Indicado para produtos de utilidade no cotidiano das pessoas, tais como smartphones, tablets, entre outros, pois o Twitter apresenta um público para segmentado, ou seja, uma audiência mais específica.

Instagram -> A imagem fala mais do que mil palavras não é mesmo? aqui você encontra usuários ávidos por novidades e imagens interessantes. Também é possível publicidade paga

Youtube -> Um vídeo bem editado, com informações claras e fidedignas do seu produto e/ou serviço pode atingir uma gama muito grande de clientes e consumidores. Também é possível publicidade paga.

Marketing de conteúdo -> Fale de seu produto e/ou serviço, invista em produção de conteúdo, pois esta tem sido uma outra excelente forma de divulgação pela internet. Conteúdo preparado com palavras chave, informações de alta qualidade e relevância, publicados em seu blog. Desta forma existe a possibilidade de alavancagem de forma orgânica, por meio de um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Influenciadores e afiliados -> Já pensou em ter seu produto e/ou serviço difundido ou citado por um influenciador?, isso chama-se: pegar carona; pois é, isso é bem possível, basta que as informações sobre o seu produto e/ou serviço gere interesse. Atente-se para blogueiros(as), contas no instagram, canais do youtube, etc.

Ao adotar esta estratégia, pense em criar um programa de afiliados que garanta o pagamento de uma comissão para cada venda gerada (ferramentas especializadas nessa tarefa, como Hotmart, Lomadee, Zanox, entre outros).

E-mail marketing -> Esta é uma ferramenta já há muito tempo utilizada, que traz como vantagem a possibilidade de direcionar conforme os aspectos do perfil do consumidor, como região, faixa etária, renda, sexo, profissão, interesses comuns, entre outros.

DICA -> Utilize apenas e tão somente listas cujo endereço tenha sido fornecido pelo usuário (opt-in), pois o uso inadequado de listas de contato e o envio constante de mensagens irrelevantes pode gerar um efeito oposto, com prejuízos a imagem e a reputação.

Promoções e sorteios -> são outra excelente forma de divulgação de um produto na internet. Nesse caso, vale a pena aceitar até mesmo uma margem de lucro menor em troca da visibilidade e repercussão do produto.

Ofereça vantagens para o seu potencial consumidor, divulgue de forma massiva.

Utilize gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje).

Conclusão

Você e sua empresa estão inseridos em um cenário brutal de concorrência, muitas vezes desonesta, desleal, repleto de informações; então seja diferente, seja excepcionalmente e permanentemente criativo, divulgue seu produto e/ou serviço de forma clara e eficaz.

por: Francisco Gomes / Novembro de 2018

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